amor

Braz news

BRICKS´TIME

BRICS TIME

18.7.15

lula e dilma

Esqueçam do Brasil para 2015 e 2016.


O Banco Itaú aumentou a sua projeção de retração do Brasil de 1,7% para 2,2% para este ano, aproximando-se muito da projeção feita por este blog de 2,5% de retração. Lembrando que este blog fez a projeção de retração 2,0% em 20 de fevereiro e ajustou para 2,5% em 20 de abril. 

Neste momento, todas projeções sobre indicadores da economia feita por este blog em 20 de fevereiro estão sendo confirmandos. Além do desempenho do PIB, foi previsto taxa Selic de 14%, inflação próximo de 2 dígitos (10%), dólar no intervalo de R$ 3,50 e R$ 3,60 no final de dezembro.

Os indicadores apontados por este blog em 20 de fevereiro levaram em conta o ajuste fiscal do governo, os aumentos de impostos e contribuições, retração de investimentos no setor industrial, desinvestimento na área de petróleo em função da Operação Lava Jato. É preciso fazer a ressalva de que aqueles indicadores foram projetados levando em conta a "visão macro econômica" da equipe econômica Dilma neste segundo mandato. Com isto, quero dizer que uma equipe com "visão macro econômica" diversa produziria resultados diversos.

O mais importante é que o indicador apontado pelo Banco Itaú referente a projeção da economia em 2016 é PIB negativo em 0,2%. Isto é, na visão do Banco Itaú, o ano de 2016 ainda será marcado por retração ou recessão. O Banco Bradesco, o segundo maior banco privado do Brasil, aponta estabilidade da economia em 2016, isto é, crescimento 0% (zero por cento). Isto nós dá indicação de que a virada da economia só acontecerá em 2017, segundo visão dos bancos. 

Diante dos números, o prognóstico para o segundo semestredeste ano é aprofundamento do quadro de retração na economia. Tudo indica que teremos pior Natal dos últimos tempos, pelo menos dos últimos 13 anos. Este cenário, só mudará se houver renúncia ou impeachment da Dilma nos próximos meses, caso contrário esqueçam do Brasil para os próximos um ano e meio. Brasil estará fechado para "balanço". 

Apertem o cinto e esqueçam do Brasil para este ano.


Ossami Sakamori









No comments:

Post a Comment