amor

Braz news

BRICKS´TIME

BRICS TIME

17.6.15

TAP NÃO É DA AZUL.

Posted: 17 Jun 2015 02:43 AM PDT

TAP não é da Azul. TAP é do consórcio Gateway.

Circula informações, um tanto distorcidas sobre privatização da companhia aérea portuguesa TAP, no Brasil. Houve leilão para privatização da companhia aérea estatal portuguesa e o grupo vencedor foi o consórcio Gateway, do norte americano e brasileiro David Neeleman e do Humberto Pedrosa do grupo português Barraqueiro. Segundo jornal lusitado Jornal Notícias, o contrato entre o Estado português e o consórcio Gateway vai ser assinado na próxima quarta-feira, 24 de junho.

Há informação da imprensa brasileira de que a empresa TAP teria arrematada pela empresa brasileira Azul Linhas Aéreas, o que não é verdade. A empresa aérea Azul é controlada por um dos controladores do consórcio Gateway que arrematou a empresa aérea portuguesa, no caso o empresário norte americano brasileiro Davi Neeleman. Portanto, a empresa Azul não vai ser controladora da TAP. O controlador será o consórcio Gataway.


O consórcio Gateway dos empresários David Neeleman e Humberto Pedrosa, promete injetaar um total de aporte de   $ 337,5 milhões de euros e ainda adicionalmente promete capitalizar a empresa com mais $ 100 milhões de euros fazendo "leasiback" de aeronaves da TAP, em operação, atualmente. 

O grupo Gateway promete pagar, além do valor de arrematação do leilão, o valor de $ 16 milhões de euros para o governo português. Ao total a Gateway vai desembolsar cerca de $ 490 milhões de euros para colocar a TAP em condição de competitividade. O consórcio Gateway acredita capitalizar a empresa no prazo de 90 dias à partir da assinatura do contrato de compra e venda, segundo Jornal Notícias.

Quanto às concessões linhas aéreas pertencentes ao TAP e às outras empresas do empresário norte-americano brasileiro David Neeleman continuarão com as respectivas empresas de controle do empresário, por razões óbvias. O que vai haver, inexoravelmente, é o compartilhamento de linhas aéreas na exploração comercial entre várias empresas que o empresário tem participações. 

Pelo menos, no curto prazo, não vê perspectiva de fusão entre várias empresas do empresário David Neeleman, até porque as diversas empresas que compõe o grupo tem sócios estratégicos diversos. Especula-se que haverá fusão entre Azul e TAP com financiamento do BNDES, mas não vejo perspectiva no curto prazo para que isto aconteça. Esta possibilidade, se houver, depende do sócio português na Gateway Humberto Pedrosa. 


Uma coisa é certa, a Azul não é dona da TAP. Quem é dona da TAP é o consórcio Gataway. O empresário David Neeleman tem participações na TAP e na Azul, isto que é a verdade. 

Nota: Este blog anunciou a possibilidade de compra da Azul pela TAM, o que não veio a acontecer. O mundo do negócio é assim mesmo, não há afirmação que resista 24 horas, inclusive a presente.

Ossami Sakamori

No comments:

Post a Comment