amor

Braz news

BRICKS´TIME

BRICS TIME

2.7.15

LULA E DILMA

Posted: 02 Jul 2015 07:15 AM PDT
Crédito da imagem: G1

O ex-presidente Lula da Silva, age como primeiro-ministro da presidente Dilma. Diante da delação premiada que envolve o seu nome e dos principais ministros do governo Dilma, resolveu agir. Deslocou-se à Brasília para agendar reuniões com os principais atores da sustentação do governo Dilma.

Promoveu, em Brasília, reunião que fora divulgada pela imprensa, com os membros e parlamentares do PT, para traçar estratégia de sustentação do governo manter-se no poder "até lá" (sic). Não se sabe o que ele quis se referir como o termo "até lá". Pode ser até as eleições de 2018 ou até a renúncia da Dilma. Só os próximos movimentos devem definir o que ele quis dizer com o "até lá".

Lula se reuniu com o senador Renan Calheiros, presidente do Senado, na residência oficial deste, com o vice-presidente Michel Temer e principais lideranças do PMDB, entre eles o ex-senador José Sarney. Aparentemente, a reunião foi com o propósito de manter o apoio do PMDB ao governo Dilma.

Segundo o Estadão,  o Lula afirmou que "a Lava Jato não pode ser a agenda do País", em café de manhã na residência oficial do presidente do Senado, Renan Calheiros. Ainda segundo Estadão, Lula pediu a Renan que "releve" os problemas com Dilma e "fique mais perto" e ajude o governo a sair da crise. O pedido desta natureza faz revelar que o Lula age como primeiro ministro do governo Dilma.

Dilma volta da sua viagem oficial de visita ao presidente Obama dos EEUU, após ter cancelado a visita de chefe do Estado programado por aquele país, em 2013. É provável que na sua volta, Dilma faça uma mini reforma ministerial, após a revelação do delator premiado Ricardo Pessoa da UTC de envolvimento de ministros próximos à sua pessoa. 

Segundo a imprensa, o Lula propõe troca de ministros ligados à Dilma pelas pessoas do PT que rezam a sua cartilha. Se confirmar a mini-reforma ministerial conforme o desejo do Lula, fica confirmado a função de "primeiro ministro" de fato do governo PT. A reforma ministerial está a ocorrer no momento que a presidente Dilma tem menor aprovação pela população, 9% segundo IBOPE. 

O Lula quer ocupar o espaço político dentro e fora do governo, no momento delicado da sua vida pública. Lula faz parte da lista de beneficiário do esquema da Operação Lava Jato. Não me surpreenderia se o Lula for nomeado ministro da Dilma, para que o eventual processo da Lava Jato contra si corra no STF, foro privilegiado para os ministros do Estado. Cogita-se Ministério da Defesa, deslocando Jaques Wagner para Casa Civil.

É a sua derradeira manobra para se livrar da prisão preventiva nos cárceres da Polícia Federal em Curitiba.

Lula poderá ser ministro da Dilma.

Ossami Sakamori

No comments:

Post a Comment