amor

Braz news

BRICKS´TIME

BRICS TIME

11.12.15

Dilma será cassada

Dilma será cassada!


O fenômeno político é como fenômeno climático, quanto o vento resolve mudar de direção, não há interferência humana que mude o sentido do vento. Falo do minuano, um vento frio proveniente do deslocamento da massa polar atlântica, que vem do sudoeste. Não raras vezes, são ventos cortantes. Os gaúchos sabem muito bem do que falo. 

Já completei 71 anos. Entrei na Escola de Engenharia da UFPR no ano de 1964, exatamente no ano que os militares tomarem o poder da República. Acompanhei de perto o regime militar, como participante do Diretório Acadêmico. Assistimos calados, a decretação do Ato Institucional 5, baixado em 13 de dezembro de 1968, que vigorou durante 10 anos, dando poder de "exceção" aos governantes para punir arbitrariamente os que fossem inimigos do regime militar. Era o minuano do "patriotismo" (sic) que durou por 20 anos.

O País reconquistou a democracia à duras penas, com eleição indireta do Tancredo Neves/ José Sarney. José Sarney assumiu a presidência da República desde o primeiro dia do mandato, em função da morte do Tancredo. O governo Sarney foi um desastre. Praticou política econômica equivocada, dando o poder de compra para a população com o Plano Cruzado. O fato é que o governo Sarney terminou o governo com inflação de 80% no último mês do seu governo e o quadro da economia em caos.

Após desastrado governo Collor que culminou com a cassação de mandato Itamar Franco assumiu o governo e instituiu o Plano Real juntamente com o seu ministro da Fazenda Fernando Henrique. FHC aperfeiçoou o Plano Real durante 8 anos do seu mandato, criando entre elas a Lei da Responsabilidade Fiscal. FHC não conseguiu eleger o seu sucessor. 

A instituição democrática, deu chance para o Partido do Trabalhador conquistar a presidência da República através do Lula da Silva, um operário sindicalista do São Bernardo do Campo. O Lula da Silva rotulou como principal programa social iniciado pelo FHC, como o "carro chefe" do seu governo, o Bolsa Família. Promoveu a "valorização do real" para proporcionar a "sensação do bem estar" e a "sensação do poder de compra", tal qual fizera o José Sarney com o Plano Cruzado.

Lula da Silva fugiu do compromisso com os trabalhadores e utilizou do poder para enriquecer os seus colaboradores, com desculpa de "apoio da base aliada". O seu partido, o PT, foi pego de "calça curta" com a descoberta do desvio de recursos públicos do Banco do Brasil. Os dirigentes do PT foram condenados pelo processo "Mensalão". Lula da Silva, saiu-se ileso, apesar de ser o mandante da ladroagem, com a sua postura de "não sabia de nada".

Lula da Silva e Dilma Rousseff deram o prosseguimento à ladroagem com um novo esquema, o "petrolão". Novamente, com desculpa de apoio da base, promoveu maior esquema de ladroagem da história brasileira. A Operação Lava Jato autorizada e comandada pelo juiz federal Sérgio Moro de Curitiba, descobriu um gigantesco esquema de ladroagem na Petrobras. A cifra do desvio de recursos, somente na Petrobras, segundo a Procuradoria da República, ascende a R$ 20 bilhões.

Dilma Rousseff foi ministra de Minas e Energia e presidente do Conselho de Administração nos dois mandatos do Lula da Silva. Nomeou para presidente da Petrobras, Graça Foster, sua amiga próxima, na qualidade de presidente da República. No período de 12 anos, como responsável pela Petrobras, direta ou indiretamente, esteve em conluio com os participantes do esquema da ladroagem que ocorria na Companhia. A defesa da Dilma é a mesma que Lula da Silva se safou da cadeia, a de que "não sabia de nada".

Dilma Rousseff como presidente da República, no primeiro mandato, promoveu as medidas "anti-cíclicas" (sic) para assegurar a "sensação do bem estar" e a "sensação do poder de compra" da população. Para quem atuou como empresário da construção civil no governo Sarney e viveu o Plano Cruzado, sabe que Dilma Rousseff tomou medidas semelhantes ao do governo Sarney. O País está a viver o mesmo clima de instabilidade econômica, do final do governo Sarney. 

Dilma Rousseff vive o derradeiro momento do seu governo. Com a baixa popularidade e com quadro da economia o pior possível, Dilma enfrenta o processo de impeachment em curso na Câmara dos Deputados. O principal aliado do seu governo, o PMDB, já anunciou que vai desembarcar do governo Dilma. Enquanto isto, a população brasileira vive momento de apreensão, com o quadro da economia e com o quadro político. 

Quero voltar ao preâmbulo desta matéria. A política é como vento minuano, quando vem a massa polar, não há como mudar de sentido. Após cessar o vento, vem o inverno rigoroso. O minuano é pela cassação do mandato da presidente Dilma. 

Aproveite e assista o depoimento da deputada Mara Gabrilli , PSDB/SP, na CPI da Petrobras, sobre envolvimento do Lula da Silva, no caso Celso Daniel. Foi na oitiva do José Carlos Bumlai, amigo pessoal do Lula da Silva.


Só confirma que o PT não passa de uma facção criminosa que tomou de assalto o Palácio do Planalto.

Ossami Sakamori

No comments:

Post a Comment